Órgão vinculado à Prefeitura alerta sobre cuidados ao consumidor ao adquirir e consumir o produto
O PROCON de Hortolândia, órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura, orienta o consumidor no momento de comprar e consumir bebidas alcoólicas devido ao aumento dos casos de contaminação por bebidas adulteradas nos últimos dias no Estado de São Paulo. O objetivo é reforçar a prevenção para evitar danos à saúde das pessoas. Entre as dicas do órgão para evitar o consumo do produto adulterado estão: procurar estabelecimentos conhecidos ou dos quais tenha se tenha referência, desconfiar de preços muito baixos, observar a apresentação das embalagens e o aspecto do produto como lacre ou tampa tortos, rótulo desalinhado ou desgastado, erros de ortografia ou logos com variações, ausência de informações e outras imperfeições perceptíveis são alertas para quem realizará a compra.
No momento do consumo, ao notar alguma diferença, não se deve fazer testes caseiros como cheirar, provar ou tentar queimar a bebida. Esse tipo de práticas não são seguras nem conclusivas. Após ingerir a bebida alcoólica, o consumidor deve ficar atento a sintomas como visão turva, dor de cabeça intensa, náusea, tontura ou rebaixamento do nível de consciência e, em caso de necessidade, buscar atendimento médico imediato.
“Exija sempre a nota fiscal ou comprovação de origem. O documento precisa das informações de identificação do fornecedor e da compra, isso ajuda na rastreabilidade do produto, além de ser uma garantia para o consumidor em eventual reclamação”, orienta a diretora do PROCON Hortolândia, Dra. Eliane Daluio Costa.
PROCON PRÓXIMO À POPULAÇÃO
O Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura, fortalece a rede de proteção ao consumidor da cidade e, agora, passa a atender a população para esclarecer dúvidas nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um dia por semana em diferentes horários. A iniciativa tem o objetivo de integrar a descentralização dos serviços públicos aumentando o acesso da população aos seus direitos sem que a pessoa necessite sair do seu bairro ou região.
ATENDIMENTO
O PROCON Hortolândia orienta os consumidores a denunciarem irregularidades pelo telefone ou pessoalmente no Palácio dos Migrantes – Paço Municipal “Angelo Augusto Perugini”, rua Professora Celina Franceschini Bueno, nº 100, Jardim Metropolitan, Hortolândia/SP – CEP 13.184-792. Telefones: (19) 3965-1400 – Ramais 7022 / 7034, WhatsApp (19) 99635-4208, e-mail procon@hortolandia.sp.gov.br.



Add Comment