Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos Parques e Praças Sustentabilidade

Mais de mil pessoas participam da quarta edição do “Café na Roça”

Evento promovido pela Prefeitura de Hortolândia encerrou as atividades oficiais em comemoração aos 34 anos da cidade

A fria manhã de sábado (31/05), foi aquecida no Parque Socioambiental Antônio Gazzetta, localizado no Jd. Terras de Santo Antônio com a quarta edição do “Café na Roça”, tradicional evento que faz parte da programação de aniversário pelos 34 anos de Hortolândia. A celebração reuniu a população de todas as regiões da cidade em um espaço onde meio ambiente, cultura e solidariedade tornam-se algo único. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foram aproximadamente 1.500 pessoas participando desta edição. “Cenário lindo de sempre no nosso parque socioambiental para o Café na Roça. Encerramos a programação de aniversário de Hortolândia com esta festa gostosa e muita alegria, música, da forma que devem ser as comemorações. Parabéns para a nossa cidade e parabéns a todos que fazem essa cidade crescer e se desenvolver de maneira inteligente e sustentável a cada dia”, comentou o prefeito Zezé Gomes.

O evento tem como proposta principal divulgar as belezas de um importante “cantinho” ambiental da cidade, o Parque Socioambiental Antônio Gazzetta, para a população de Hortolândia, oferecendo a todos os participantes uma viagem ao tempo com a experiência de vivenciar um típico café na roça, com muita música sertaneja ao vivo. As apresentações musicais ficaram por conta da dupla Chico Amado e Xodó e do grupo musical “Quinteto Cultura”. Em 2024, aproximadamente mil pessoas acompanharam a 3ª edição do “Café na Roça”, segundo os organizadores.

“O 4º Café na Roça foi um Sucesso, evento agradável que reuniu  amigos e famílias, trazendo a junção de um ambiente agradável em meio a natureza, cultura com músicas e espaços específicos tradicionais da roça, além de solidariedade através da doação de agasalhos para a campanha do Fundo Social. Neste ano, ainda mais pessoas puderam acompanhar este evento que está crescendo”,  observou a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento.

O FunSol (Fundo Social de Solidariedade) implantou no espaço um ponto de coleta provisório da “Campanha do Agasalho 2025”. “A ideia deste ponto foi importante para as pessoas doarem. Toda solidariedade é importante e, nesta época mais fria, as pessoas precisam deste acolhimento. Estamos felizes e pedimos que todos continuem a ajudar aqueles que mais precisam”, disse a primeira-dama, secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social e presidente do FunSol, Maria dos Anjos Assis Barros.

Parque Socioambiental Antônio Gazzetta

A antiga fazenda onde hoje está situado o Parque Socioambiental “Antônio Gazzetta” tem uma área de mais de 50.000 m². O espaço conta com uma mata ciliar, com árvores antigas, e uma nascente preservada, que abastece o lago central, além de espaços históricos, como o terreiro de café e  a Capela Santo Antônio. Os imóveis contam um pouco da história de Hortolândia – a sede, o galpão dos trabalhadores, o terreiro de secagem de café, a capela e a cozinha com fogão à lenha. 

Ao adquirir a fazenda, a Prefeitura revitalizou os imóveis, por meio de manutenção elétrica, troca de telhados, restauração de pisos, pintura, jardinagem e construção de um novo espaço de convivência. As intervenções foram feitas para transformar o local em um novo cartão postal da cidade: um parque com portal, pista de caminhada, ciclovia e áreas de convivência.  À margem do lago, foi implantado um “Cantinho do Girassol” para que os visitantes possam guardar em foto e vídeo lindas recordações.

A casa principal da antiga fazenda hoje abriga o Departamento do Verde e Desenvolvimento Sustentável, órgão da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Climáticos, responsável pelas atividades de educação ambiental e pelo serviço de poda e corte de árvores no município. O Departamento do Verde é também o que coordena as atividades do Viveiro Municipal “Antônio da Costa Santos”, onde são cultivadas espécies para a arborização urbana e a jardinagem dos parques e prédios públicos.

Mais notícias