Infraestrutura Urbana Mobilidade Urbana Serviços Urbanos

Prefeitura de Hortolândia realiza troca de peças em dispositivos públicos vandalizados

Denúncias ao telefone 153 da Guarda Municipal são essenciais contra este tipo de crime

Equipes de zeladoria e manutenção da Prefeitura de Hortolândia trabalham, diariamente, pelo desenvolvimento inteligente e sustentável da cidade e pedem apoio da população contra casos de vandalismo aos dispositivos públicos. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, é comum encontrar peças de torneiras de bebedouros públicos, academias ao ar livre, alambrados e portões de quadras esportivas e de prédios públicos, além de grades de bueiros vandalizados. A cada 15 dias, é feita a troca de aproximadamente 15 peças deste tipo em diferentes regiões da cidade causando transtornos para a população que utiliza os objetos com responsabilidade e prejuízos para as contas públicas. Na área de lazer do Parque Socioambiental Lago da Fé (Pq. Gabriel), em um ano, já foi realizada, por 30 vezes, a troca das torneiras dos bebedouros. Nesta semana, foi registrado por equipes da Administração Municipal mais um caso, no mesmo local. A peça já foi consertada pela Prefeitura.  

“Semanalmente realizamos a troca de peças danificadas e vandalizadas em diversos locais públicos. Além do Lago da Fé, neste semestre, o bebedouro do Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central, também sofreu vandalismo São gastos e tempo de trabalho de servidores que poderiam ser aplicados em outra situação, contribuindo mais com o serviço público. Porém, com estes atos recorrentes, há o deslocamento de equipes para consertar os dispositivos, além do gasto desnecessário que isto gera.  São diversos exemplos destes crimes que acontecem nos espaços públicos. Pedimos a colaboração de todos para nos ajudar a cuidar da zeladoria de Hortolândia e assim, mantermos uma cidade agradável para todos. O investimento na melhoria das praças e parques está intensificado e continuará”, explica o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.

OUTROS CASOS DE VANDALISMO

As botoeiras, dispositivos acoplados em semáforos localizados em vias movimentadas, onde há maior necessidade de atenção do pedestre para a travessia, também sofrem atos de vandalismo.  De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, em todo o ano de 2024, foram trocadas aproximadamente 180 botoeiras acopladas nos semáforos em diferentes regiões. O prejuízo soma mais de R$100.000,00 para os cofres públicos. Além das botoeiras, equipes da Prefeitura de Hortolândia necessitam de dias de trabalho para a reposição de cabeamento furtado de conjuntos semafóricos. O crime impede o funcionamento dos dispositivos, causando transtornos no fluxo do trânsito principalmente nos horários de pico. Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, o controlador também acaba estragando e, em média, um novo controlador custa em torno de R$40 mil. 

DENUNCIE E CONTRIBUA COM A CIDADE

Equipes da Guarda Municipal realizam, diariamente, rondas por toda a cidade e a população pode contribuir para ajudar a denunciar casos de vandalismo em qualquer dispositivo público, denúncias podem ser realizadas pelo telefone 153.

Mais notícias